terça-feira, 12 de novembro de 2019

Desenhando as ideias de Rousseau


Rousseau é um dos contratualistas e é famoso pela frase "o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe."

1. O professor pode levar para a sala de aula a ideia de Rousseau de que a propriedade privada é o que origina muitos problemas. Que se iniciam muitas complicações a partir do momento que o homem cerca um pedaço de terra e diz "isso é meu" e que apesar de livre o homem se encontra cercado por todos os lados.

2. Para melhor entendimento do assunto e ideias de Rousseau, o professor pode preparar para a aula slides sobre Rousseau e o Contrato Social.

Sugestões de site para pesquisa do professor:

  • https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/rousseau-contrato-social.htm
  • https://cafecomsociologia.com/o-contrato-social-de-rousseau/
Sugestão de atividade sobre Rousseau:

Após a explicação sobre Rousseau e a ideia de propriedade privada e a sociedade como sendo o que corrompe o homem separar palavras chave sobre Rousseau e sua teoria e entregar em papéis um para cada aluno para que após isso, se faça um sorteio, onde cada aluno sorteado vá até o quadro e faça um desenho a respeito da palavra sorteada que pegou para que os demais tentem adivinhar o que é.

Exemplos de palavra:

  • Propriedade privada
  • Liberdade
  • Estado de guerra
  • Desigualdade social
  • Homem selvagem
  • Homem civilizado

3 comentários:

  1. Eu identifico ser uma forma de fixação mais rápida, e por isto mesmo, não exigir desenhos muito elaborados, mas eu pensei que a ideia de desenhar no quadro, perante todos, posso levar a algum constrangimento, por aqueles que não gostam de se exprimir assim. Será que poderia abrir para outra linguagem? A mímica? Como no jogo imagem e ação? E se a proposta fosse sorteada por grupo? É só uma questão de explorar melhor a linguagem e a forma de problematização, mas eu entendi que tem que ser vapt-vupt, de imediato que se sorteia se pensar na forma de expressar para que outros intepretem.

    ResponderExcluir
  2. Senti um pouco de falta de contextualizacao do assunto, pois sem comprender os conceitos fica um pouco dificil de entender o exercicio.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a interação proposta entre os alunos, a troca de conhecimentos entre os próprio estudantes é sempre muito rica, entendi essa atividade de desenho quase como uma gincana ou um jogo de imagem e ação entre os colegas. Concordo com o comentário acima que o jogo poderia causar constrangimento mas na minha opinião uma solução viável para isso é separar em grupos e fazer esse jogo nos grupos, e usar a referência do jogo "Imagem e ação" que já e de conhecimento da maioria das crianças. Obrigada!

    ResponderExcluir