Montesquieu é muito conhecido pela separação dos três poderes. Que tal conhecer um pouco onde cada um deles se aplica?
Proposta de atividade: Dividir a sala em três grupos e lançar o desafio de que cada grupo visite um local onde se põe em prática cada um dos poderes e depois da visita compartilhar com os colegas os conhecimentos adquiridos.
Exemplos:
Poder judiciário: Visitar o fórum (conversar com um juiz)
Poder executivo: Visitar a prefeitura (conversar com o prefeito)
Poder legislativo: Visitar a câmara de vereadores (participar de uma sessão)
A atividade de pesquisa não-participante (acompanhar sessão) ou entrevista é bacana, mas talvez difícil de realizar pessoalmente, mas não impossível por e-mail, senão com o prefeito ou juiz, por algum representante como chefe de gabinete. Talvez em um projeto mais amplo da escola, se possa trazer representantes do poder na escola.
ResponderExcluirMas seja como for, faltou um pouco mais de detalhamento na relação com o conteúdo de Montesquieu. A ideia é boa, mas seria legal indicar dois ou três aspectos para orientar a atividade no que se refere ao controle de um poder pelo outro e sobre sua independência.