- Em sala contextualizar as ideias sobre Estado segundo Hobbes com apoio de fragmentos de sua obra "O Leviatã" entregue aos alunos em forma física.
A definição de Estado é relativa, varia conforme determinados fatores, seja o contexto histórico, a posição social, ideológica ou política de quem está a definir tal conceito. Aqui temos a ideia de um pacto/contrato social como forma de organizar a convivência humana, tendo uma figura de ordem e regras a serem seguidas.
- Como incentivo a debate entre os alunos levantar a questão:
O que aconteceria se não houvessem leis ou um "poder" mediando as relações dos indivíduos em sociedade?
- Proposta de atividade:
- Com o apoio de material (revistas, jornais, fontes de notícias diversos) analisar a ausência do Estado no cumprimento de suas atividades, ocasionando assim os mais diversos tipos de problemas sociais, fome, conflitos civis, mal funcionamento de políticas e serviços públicos.
- Com a pesquisa feita, divide-se em grupos de acordo com o número de problemáticas encontradas afim de ser organizado uma apresentação de cada uma delas as exemplificando a casos existentes e atuais das mesmas, dessa forma percebendo o impacto direto que tais problemas causam em nossas vidas.
A proposta é de pesquisa: neste caso, tem que se contar com materiais já pré-selecionados, pois se for feita em classe, pode demorar muito, e vai depender da qualidade do material impresso. Se for por ferramentas de busca na WEB, talvez seja mais fácil (ir ao lab de informática em algumas aulas). Mas isto é uma questão de viabilizar a atividade que deve estar sinalizada no Blog para o professor. Quanto ao conteúdo, acho que faltou indicar umas pistas para o professor aprofundar na orientação acerca da defesa hobbesiana da necessidade de passagem para o contrato social (tá muito genérico este aspecto do Estado). E também sugiro que ao invés de de centrarem apenas nos exemplos de ausência do Estado, pudesse também ter um grupo que apresentasse sobre a importância do Estado verificada em alguns casos, o que pode, por contraste, fazer atividade mais fértil para compreensão das noções hobbesianas.
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